sábado, 30 de outubro de 2010

Projeto é apresentado ao Secretário de Segurança Pública e ao Procurador-Geral de Justiça





Estiveram presentes na sede do PLID , junto ao Centro Integrado de Apuração Criminal (CIAC), o Secretário Estadual de Segurança Pública, José Beltrame, o Procurador-Geral de Justiça dp Estado do Rio de Janeiro, Claudio Soares Lopes, o Subprocurador-Geral de Planejamento Institucional,  Carlos Jatahi e o Subprocurador-Geral de Atribuição Originária e Institucional Antonio José Campos Moreira.

No encontro, ocorrido em 10/08/2010, também foi apresentado o Programa de Identificação de Vítimas (PIV), elaborado pelo Ministério Público e que conta com a parceria do IFP, DETRAN, ICCE, IML e IPPGF (Perícias Genéticas), dos hospitais da capital, das coordenações gerais do DGPTC (Departamento Geral de Polícia Técnica e Científica) e da CDEAC (Coordenação das Delegacias de Acervo Cartorário). De acordo com Rogério Scantamburlo, o PIV representa uma revolução no processo de identificação de cadáveres, ao cruzar informações de forma rápida e desburocratizada, ajudando famílias a identificarem parentes mortos (até por DNA) e colaborando para a apuração de crimes que, sem essa parceria, ficariam sem solução

Ao final da apresentação do programa o Procurador-Geral de Justiça disse que “a parceria entre Ministério Público e Secretaria de Segurança no Rio de Janeiro permite ampliar a relação de transparência entre eles. Os Membros do MP têm acesso irrestrito aos inquéritos policiais nas delegacias do Estado e isso possibilita uma transparência efetiva. É essa parceria que nos permite elaborar, por exemplo, programas que avancem na identificação de vítimas de crimes e na apuração de sua autoria. Um dos grandes objetivos do MP é garantir às pessoas dignidade humana”

Beltrame também salientou a importância da integração entre as instituições e destacou que quem ganha com isso é a sociedade. “O MP está de parabéns. A integração entre as instituições que cuidam da segurança pública é o objetivo do CIAC”, afirmou o Secretário de Segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário